Warren Buffett e Berkshire Hathaway investiram na empresa de tecnologia pré-IPO Snowflake. A longo prazo, a tendência de mudança para o digital poderia impulsionar o Bitcoin.
Antes de sua oferta pública inicial (IPO), Warren Buffett e Berkshire Hathaway investiram na empresa tech-cloud Snowflake. Buffett tem evitado em grande parte as empresas de tecnologia por muitos anos, investindo pesadamente em bancos. Essa tendência está começando a mudar e pode beneficiar a Bitcoin Up (BTC) a longo prazo.
Por que a Buffett tem evitado principalmente a tecnologia e a tendência está mudando?
Buffett se afastou da tecnologia devido a sua filosofia central de investimento de valor. Buffett gosta de avaliar os negócios com base no fluxo de caixa, na vantagem competitiva e na estabilidade geral. Ele disse anteriormente:
„A chave para investir não é avaliar o quanto uma indústria vai afetar a sociedade, ou o quanto ela vai crescer, mas sim determinar a vantagem competitiva de qualquer empresa e, acima de tudo, a durabilidade dessa vantagem. Os produtos ou serviços que possuem fossos amplos e sustentáveis ao seu redor são os que proporcionam recompensas aos investidores“.
Muitas empresas de tecnologia de rápido crescimento carecem de fluxo de caixa estável e de uma taxa de crescimento previsível a longo prazo. O cenário do mercado de tecnologia em grande parte não complementa a estratégia de investimento e o portfólio da Berkshire.
Mas, nos últimos anos, a Buffett começou a investir no mercado de tecnologia. A Berkshire possui US$ 117 bilhões em ações da Apple e US$ 1,7 bilhões em ações da Amazon. Ambas as empresas são amplamente rentáveis e dominantes em seus respectivos mercados.
Mais recentemente, Buffett fez um movimento sem precedentes. A Berkshire investiu em uma empresa de nuvem tecnológica chamada Snowflake antes de sua abertura de capital. Buffett historicamente se manteve fora dos mercados de tecnologia e IPO, e o negócio Snowflake sugere uma tendência de mudança.
O negócio Snowflake da Berkshire não traz uma comparação direta com as moedas Bitcoin ou Cryptocurrency. Mas mostra que a Buffett começou a considerar a digitalização de muitas das principais indústrias.
Em junho, o diretor de investimentos da J Stern & Co, Christopher Rossbach, disse que a Berkshire tem que se adaptar ao presente. Ele disse que a Berkshire teria que se concentrar em empresas que gerariam valor substancial nos próximos 25 anos. Ele disse:
„Para que a Berkshire tenha as perspectivas de gerar o valor que tem no passado, ela tem que se adaptar comprando essas empresas que gerarão valor significativo nos próximos 25 anos“.
Negócios recentes da Berkshire, como seu investimento na Barrick Gold e Snowflake, mostram que a empresa está se posicionando para o crescimento a longo prazo.
Bitcoin poderia ser o precursor da digitalização financeira
Com o tempo, a digitalização generalizada de setores-chave beneficiaria a tendência de longo prazo do Bitcoin porque muitos investidores o consideram como ouro digital. Cameron Winklevoss, o bilionário investidor e co-fundador da Gemini, disse:
„A quantidade total de ouro acima do solo na terra cabe em uma piscina de tamanho olímpico. Os bens físicos são mais fáceis de controlar, apreender e censurar. Bitcoin vive em toda parte e em nenhum lugar, sua natureza digital é um de seus maiores pontos fortes“.
O Bitcoin tem visto um crescimento exponencial desde 2016, chegando a 20.000 dólares em 2017.